21 de out. de 2004

Arquivos de Ajuda HTML e o Caractere #

Levei uma boa surra hoje ao tentar ler abrir um arquivo de ajuda em formato HTML compactado (HTML Help, extensão .chm). Primeiro, baixei o arquivo da internet numa pasta qualquer e dei olhada nele sem problemas. Daí movi o arquivo para a pasta onde eu pretendia que ele ficasse. Como era um arquivo relacionado com C#, queria deixá-lo numa pasta dentro de outra de nome C#. Para minha supresa, não consegui mais abrir o arquivo. Tudo que aparecia era a página de erro do IE indicando que "a página não pode ser exibida". Voltei o arquivo para a pasta inicial e, nova surpresa, o arquivo abre sem problemas. Minha primeira idéia: o componente HTML Help mantinha uma lista com os caminhos para os arquivos que ele abria. Pensando dessa forma, revirei o Registro do Windows e meu HD buscando por algo que tivesse essa informação. Resultado: não encontrei nada que indicasse que minha conclusão estava certa. Pesquisando no Google, encontrei a seguinte thread no NG microsoft.public.windowsxp.general. Resumindo:

Arquivos de de ajuda em formato HTML compactado (HTML Help) não podem estar em uma pasta onde o caminho absoluto para essa pasta contenha o símbolo #.
O símbolo # é usado como marcador de página (bookmark) em HTML e sua presença na linha de comando do componente HTML Help confunde o componente. Isso está documentado na Base de Conhecimento da Microsoft sob o número 319247.

Nenhum comentário: